Parque Natural promove seu I seminário

“Mais do que ouvir os debates, é preciso repensar nossas atitudes quanto à utilização dos recursos naturais”, advertiu a secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Cida Pereira, no último sábado (6), durante a abertura do I Seminário do Parque Natural Municipal. O encontro teve como tema “meio ambiente e sustentabilidade” e reuniu professores, estudantes e representantes de órgãos afins.

Na ocasião, a prefeita Elisa Costa aproveitou para enumerar as ações que o governo tem feito nesta área. “Estamos construindo a Estação de Tratamento de Esgoto do Santos Dumont; vamos abrir o edital público para a construção do novo aterro; temos uma equipe de educação ambiental que visita casas e comércios conscientizando sobre a importância de embalar bem o lixo e colocá-lo nos dias e horários da coleta. O cuidado com o meio ambiente não é responsabilidade só da Prefeitura, mas de toda a sociedade.”, enfatizou.

Além do Seminário, o Parque ainda recebeu o lançamento do livro “Unidos para Viver”, da escritora Valadarense Rose Oliveira. Em seu livro, Rose aborda de forma lúdica a extinção de animais, como: arara azul, tucano, lobo guará, tamanduá bandeira e o mico leão dourado.

Ainda como parte das comemorações pelo Dia Nacional da Mata Atlântica no Parque, durante a última semana, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) exibiu filmes que retratavam o tema ambiental no projeto Cine Parque. Após as exibições, os professores promoveram debates sobre o assunto.

Quem passou pelo Parque também pôde apreciar fotos do renomado fotografo Sebastião Salgado e uma exposição do Museu da Cidade que mostram fotos antigas de Valadares e as visitas dos ex-presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek à cidade.

Deixe um comentário